Assista ao vídeo e entenda tudo sobre OSTEOPATIA
O que é a Osteopatia?
A Osteopatia é uma especialidade que enxerga o corpo como uma unidade, ou seja, todos os tecidos (músculo, ossos, nervos, fáscias, órgãos, crânio, ligamentos) estão interligados. Sendo assim, dores ou doenças podem ser causadas quando um ou mais sistemas não funcionam corretamente, gerando sobrecarga, de forma compensatória, em outros sistemas.
Portanto, ao invés de cuidar só do sintoma, a osteopatia vai sempre atrás da CAUSA do problema, buscando a harmonia e estimulando a “auto-cura” do corpo. Com um conhecimento sólido em anatomia, fisiologia e da mecânica do movimento humano, com auxílio de testes específicos e uma avaliação minuciosa, fazemos uso de técnicas manuais precisas para devolver movimento articular, soltar tensões e aderências nos músculos, ligamentos, sistema de fáscias, etc.
Desta forma, tiramos as “barreiras” para gerar maior equilíbrio e promover a saúde.
Quais indicações da Osteopatia?
O tratamento não tem um público específico, podendo ser utilizado em bebês* à idosos e em pessoas que praticam diferentes atividades. Tem objetivo de melhorar dores agudas e crônicas, na melhora da qualidade de vida e na prevenção de doenças.
Não há contraindicações ao tratamento. O terapeuta é capaz de avaliar a necessidade de sugerir que o paciente procure uma especialidade médica ou outra terapia caso seja necessário.
Algumas indicações:
- Lombalgias (dor lombar);
- Protusões/hérnias discais;
- Neuralgias /parestesia/ ciáticas (formigamento, queimação nas pernas ou nos braços);
- Cervicalgias (dor cervical);
- Artroses, tendinites, entorses;
- Dores musculares e articulares;
- Fibromialgia;
- Alterações posturais;
- Cefaleias e enxaquecas;
- Vertigens e labirintites;
- Distúrbios na articulação têmporo-mandibular e craniofaciais.
Pode auxiliar em outras disfunções como:
- Gastrite, hérnia de hiato, alterações digestivas, constipação intestinal, alterações menstruais;
- Distúrbios do sono;
*Se está procurado informações sobre Osteopatia Pediátrica, clique aqui.
Como funcionam as sessões?
A primeira sessão é onde é colhida todas as informações dos paciente, feita avaliação inicial e o primeiro tratamento. Cada consulta tem duração 45 a 60 minutos.
As primeiras sessões são feitas a cada 15 ou 20 dias. Conforme o quadro vai apresentando melhora o espaçamento é cada vez maior até a alta do paciente e, em média, o tratamento dura de 3 a 6 sessões. O período de tratamento geralmente é estabelecido nas primeiras sessões e depende muito em cada caso.
O profissional
Erico Hiroshi Endo se graduou em fisioterapia pela Universidade Nove de Julho em 2008 (Crefito 3- 122471F). No último ano da graduação iniciou os estudos em Osteopatia. Em 2011 recebeu o título de Especialização em Terapia Manual e Técnicas Osteopática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem formação completa em Osteopatia Estrutural, Postural, Visceral, Craniana e Informativa, fruto de 5 anos de estudo no Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual–IDOT. Em 2016, recebeu o título de "Certificação Especial IDOT - CEI" no Congresso Internacional de Osteopatia, além do título de Osteópata C.O. pelo Instituto Osteopatía Avanzada (IIOA) da Espanha em 2018. Recebeu o título de Especialista Profissional em Osteopatia, concedida pelo Conselho Federal de Fisioterapia - COFFITO e Associação dos Osteopatas do Brasil (AOB) em 2018.
Também possui diversos cursos avançados em Osteopatia e saúde:
-
Anatomia Palpatória Orientada para a Clínica (IDOT, 2015);
-
Abordagem Palpatória Perceptiva em Osteopatia (IDOT, 2015);
-
Integração Osteopática - Abdômen - Valéria Ferreira, Inglaterra (Cobra, 2015);
-
Treinamento Avançado em Osteopatia Craniana - Frédéric Delater, França (IDOT, 2015);
-
Avaliação Clínica Integrada Avançada - Jean P. Barral, França (Cobra, 2016);
-
Osteopatia em Oftalmologia e Otorrinolaringologia - Torsten Liem, Alemanha (IDOT, 2017);
-
Osteopatia para o Quadrante inferior - Laurie Hartman, Inglaterra (Cobra, 2017);
-
Tratamento Osteopático Global (TOG) - Frédéric Delater, França (IDOT, 2018);
-
Treinamento Avançado em Osteopatia Craniana - Torsten Liem, Alemanha (IDOT, 2018);
-
Instrumentos de Avaliação na Dor e na Reabilitação Musculoesquelética - (UFSCar, 2023);
-
Tudo Sobre Dor - Dor Baseado em Evidências - (Avila, 2023);
-
Formação no Conceito Mulligan - Santos (2023).
Foi fisioterapeuta no ambulatório do SUS – AME Maria Zélia por 5 anos, atendendo cerca de 200 pacientes por mês.
Atualmente atende em consultório particular com osteopatia e terapia manual, ministra palestras sobre saúde e é, desde 2013, professor do curso e pós-graduação em Osteopatia no IDOT.
Reembolso pelo seu plano de saúde
Se você tiver reembolso de fisioterapia no seu plano de saúde, pode utilzar para tratamentos aqui na clínica. Entre em contato para orientações.
O que os clientes estão dizendo?
Avaliações feitas pelos clientes no Google.
-
As sessões doem?Não dói nada, as técnicas são extremamente sutis e super relaxantes.
-
A partir de quantos meses de vida pode iniciar a Osteopatia?Não existe restrições de idade, o bebê pode se beneficiar logo nos primeiros dias de vida, até como forma preventiva.
-
É necessário encaminhamento médico?Não é necessário. Lembrando que as sessões de Osteopatia não excluem as consultas com o Pediatra.
-
Quantas tempo dura um tratamento?Depende de cada caso, mas geralmente nas primeiras 2 sessões já conseguimos ver diferença nos sintomas, os pequeninos costumam responder rápido ao tratamento.
-
Quais medidas estão sendo tomadas em relação ao COVID-19?Estamos tomando todos as medidas, como uso obrigatório de máscaras, distânciamento, limpeza constante, uso de materiais descartáveis, alcool gel 70% presente em todas as salas.