A Plagiocefalia posicional é quando o bebê adquire a assimetria do
crânio após o nascimento, por ficar muito tempo com a cabeça em uma mesma posição.
Isso acontece com frequência, pois os ossos do crânio do bebê são muito maleáveis e compressões mantidas por muito tempo em uma região podem gerar os achatamentos desses ossos.
Seguem algumas maneiras de evitar com que a cabeça do seu bebê fique torta:
Lembre-se de mudar o bebê de posicionamento, alternando a posição da cabeça, ora para um lado, ora para o outro;
Limite o tempo da posição de barriga para cima na cadeirinha, berço e/ou carrinho;
Ofereça estímulos visuais e sonoros para ambos os lados;
Faça o exercício de permanecer de barriguinha para baixo (chamado de tummy time). Isso ajuda o bebê a ter maior controle da cabeça, fortalece os músculos do tronco, braços e pernas, além de treino da visão de perto e longe.
Para os bebês com dificuldade de ficar nesta posição de barriga para baixo, principalmente quando são bem novinhos, pode-se fazer não só no chão, mas apoiá-lo na almofada de amamentação ou mesmo no colo, ou o bebe pode ficar em cima da mamãe quando ela estiver deitada. Assim ele interage e se sente mais seguro.
Se seu bebê apresenta alguma assimetria da cabeça procure um Osteopata para melhor avaliá-lo, pois a assimetria do crânio pode estar associada a outros tipos de sintomas como, por exemplo, torcicolo, dificuldade na amamentação, refluxo, irritabilidade, etc. Através de técnicas manuais sutis, soltamos as possíveis tensões, possibilitando um maior equilíbrio no corpo do bebê.