As assimetrias do crânio podem ocorrer por que os ossos da cabecinha do bebê ainda são muito maleáveis. O nome dado para a “cabeça torta” é Plagiocefalia.
Existem 3 grandes razões, dentro do útero, durante o parto ou depois de já nascido:
1- Compressões dentro do útero:
A cabeça do bebê pode sofrer compressões dentro da barriga da mãe, por vários motivos, como, por exemplo, mal posicionamento do útero da mãe por alguma tensão, pelve da mãe pequena ou cabeça do feto grande, gestações gemelares, trabalho de parto prolongado, etc.
2-Compressões da cabeça durante o parto:
Por forças mecânicas - como o bebê é puxado no momento do parto - ou parto com uso de instrumentos por fórceps ou ventosa.
3- Compressões mantidas sobre um lado do crânio:
Esse tipo chamamos de plagiocefalia posicional, que é dormir sempre do mesmo lado, dormir só de barriga para cima, ou muitas horas dentro do carrinho, ou bebê conforto.
O que é bastante comum no consultório, são bebês que tem preferência de ficar com a cabeça virada para um dos lados. Essa preferência é porque existem tensões na região do pescoço que fazem com que o bebê apoie sempre a mesma região do crânio sobre a superfície de apoio, causando o achatamento.
O Osteopata especialista em Pediatria auxilia o corpo do seu bebê a equilibrar-se melhorando as assimetrias e prevenindo possíveis disfunções futuras.
Através de técnicas manuais sutis é feito um remodelamento dos ossos do crânio, liberando estruturas que estavam sendo sobrecarregadas.
Quanto antes a intervenção melhor são os resultados atingidos.
#osteopatia #pediatria #osteopatiaembebes #osteopatiapediatrica #osteopatiabrasil #osteopatiainfantil #desenvolvimentomotor #desenvolvimentoinfantil #recemnascido #criancas #kids #fisioterapia #terapiamanual #santos013 #baixadasantista #santoscity #plagiocefalia