top of page
  • Foto do escritorRenata Chibiak

Vertigem que não se trata com medicamentos - VPPB e manobras de reposicionamento dos cristais

Nesse texto vamos abordar um tipo de vertigem que o tratamento especializado pode ajudar em até uma sessão, em boa parte das vezes.


VPPB tontura e vertigem tratamento

A vertigem é uma sensação de tontura rotatória, onde a pessoa sente que ela ou o ambiente ao seu redor está girando.

Embora exista várias causas para essa condição, a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), é a causa mais comum de vertigem e ao contrário de outras queixas de vertigens, não responde a medicamentos.

O tratamento da VPPB é feito por manobras de reposicionamento, que são eficazes para aliviar os sintomas e restaurar a qualidade de vida dos pacientes.


A VPPB ocorre quando os cristais de carbonato de cálcio se desprendem do seu lugar de origem, que é chamado de utrículo, e vão parar dentro dos canais semicirculares do labirinto, ocasionando sensações de vertigens breves, intensas e repetidas quando se movimenta a cabeça ou há mudanças posicionais. 

VPPB canais sistema vestibular

Embora seja comum que as pessoas com vertigem recorram a medicamentos para aliviar os sintomas, esses tratamentos não resolvem a causa da VPPB. Isso ocorre por que o problema não está relacionado á inflamações, infecções ou distúrbios químicos que possam ser tratados com remédios, mas sim ao deslocamento físico dos cristais nos canais semicirculares.

Os medicamentos podem até proporcionar um alívio temporário dos sintomas, como a náusea, mas eles não corrigem o posicionamento dos otólitos.


Assim, a solução mais eficaz para tratar a VPPB é a reposição desses cristais para suas posições corretas dentro do sistema vestibular, por meio de técnicas físicas como as manobras de reposicionamento.


As manobras de reposicionamento são procedimentos simples e não invasivos, realizadas em consultório pelo fisioterapeuta ou médicos especialistas na área. Tem o objetivo de reposicionar os cristais soltos nos canais semicirculares do labirinto para o seu local de origem no utrículo.


Manobra de Epley tratamento VPPB

A eficácia das manobras de reposicionamento no tratamento da VPPB é amplamente documentada. Estudos mostram que 80 a 90% dos pacientes obtêm alívio dos sintomas após uma sessão ou 2 sessões.

Embora a VPPB seja a causa mais comum de vertigem, nem toda vertigem é causada pela VPPB. Existem outras condições que afetam o labirinto ou SNC e podem reproduzir sintomas semelhantes que exigem atenção e tratamentos diferentes.

Por isso, é essencial que o diagnóstico seja feito por um profissional de saúde qualificado na área. Uma das técnicas utilizada é a manobra de Epley para tratar vertigem VPPB.


A VPPB é uma condição incômoda, mas facilmente tratável, sem a necessidade de medicamentos. Com o diagnóstico correto e a aplicação das técnicas adequadas, é possível superar a vertigem e voltar ter uma vida normal em pouco tempo.


Procure profissionais especializados para a avaliação e o tratamento correto da sua tontura ou vertigem e diagnóstico possível de VPPB. Quando bem avaliado, em uma sessão pode melhorar em mais de 80% dos casos!

 

Ganança FF, Gazzola JM, Ganança CF, Caovilla HH, Ganança MM, Cruz OL. Elderly falls associated with benign paroxysmal positional vertigo. Braz J Otorhinolaryngol. 2010 Jan-Feb;76(1):113-20. doi: 10.1590/S1808-86942010000100019.

 

Parnes LS, Agrawal SK, Atlas J. Diagnosis and management of benign paroxysmal positional vertigo (BPPV). CMAJ. 2003 Sep 30;169(7):681-93.

 

Power L, Murray K, Szmulewicz DJ. Characteristics of assessment and treatment in Benign Paroxysmal Positional Vertigo (BPPV). J Vestib Res. 2020;30(1):55-62. doi: 10.3233/VES-190687.

 

Teixeira L J,Machado J N P. Manobras para o tratamento da vertigem posicional paroxística benigna: revisão sistemática da literatura. • Rev. Bras. Otorrinolaringol. 72 (1) Fev 2006.doi.org/10.1590/S0034-7299200600010

5 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp logo
bottom of page