top of page
  • Foto do escritorÉrico Hiroshi

UMA PERNA MAIS CURTA PODE GERAR MUITOS PROBLEMAS.

Entenda como a diferença no tamanho dos membros inferiores podem impactar sua saúde.

Diferença no tamanho das pernas, mesmo que muito pequenas, podem gerar diversas alterações no corpo e causar dores. Algumas pessoas tem uma diferença visível, porém uma pequena alteração já pode ser um problema.

A perna curta, ou dismetria dos membros inferiores, pode surgir de várias causas. Ela pode ser falsa ou verdadeira. Perna curta verdadeira é aquela que a diferença está adaptada e é causada por alterações anatômicas dos membros.

Algumas das causas pode ser por alterações posturais durante o desenvolvimento, doenças no quadril e joelhos, fraturas e cirurgias que acabam “encurtando a perna” ou quando a pessoa já nasceu com diferença entre as pernas. Perna curta falsa é aquela que a perna só está curta por adaptação à outra disfunção.


Por exemplo: alteração posturais como o desnivelamento da bacia, dos ombros, da coluna, tensões nas fáscias (tecido que recobre, liga e sustenta músculos, órgãos, ligamentos, etc.) que geram adaptações posturais e termina com um membro menor que outro. Até problema nos músculos dos olhos, da articulação temporomandibular e cicatrizes podem modificar a postura e gerar perna curta.

Quanto maior for a diferença, maior a chance de causar dores e disfunções, que vão desde dor nas pernas, quadril, ombros, pescoço, artroses e até escolioses. Uma pequena diferença nos membros já é capaz de causar adaptações, já que o corpo da pessoa vai ter que adaptar a postura. Dependendo das atividades e de como o corpo reage para se adaptar, cada indivíduo pode ter sintomas e problemas diferentes.


Quanto mais cedo for tratada, melhor os resultados.Faça um teste para ver como diferença nos membros pode gerar adaptações posturais: fique em frente à um espelho com um pé descalço e outro com chinelo e verifique as alterações que essa pequena diferença fez na sua postura.

E agora, como trato? Se a perna curta for verdadeira ela precisa ser corrigida com palmilhas personalizadas na tentativa de diminuir a diferença e melhorar a distribuição de peso no corpo. Se for a perna curta falsa a palmilha não é o tratamento de escolha, já que a causa são outras disfunções. Nesse caso, deverá ser encontradas e trabalhadas as tensões nos tecidos, a postura, a lesões nas diversas partes do corpo que podem estar gerando o encurtamento.

O osteopata é um profissional capaz de avaliar o tipo de perna curta e, através de testes e técnicas especificas como as da osteopatia estrutural, visceral, postural, craniana e informativa, encontrar os locais que precisam ser trabalhados e quando se deve utilizar palmilhas corretoras. Procure um profissional de sua confiança e trate o quanto antes para evitar que o problema piore.

11.709 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp logo
whatsaap atendimento
telefone logo

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 7 às 21h

(todos nossas sessões são com agendamento prévio)

Rua Tolentino Filgueiras, 119 - Sala 36 

Gonzaga - Santos - Brasil

 contato@osteosenses.com.br

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page